Notícias e eventos
Após capacitar gratuitamente 100 alunos em IA, o Instituto Vertex abre portas para jovens concluintes do curso em Maceió
Por meio da seleção exclusiva, os 10 egressos aprovados vão receber bolsa mensal pela residência tecnológica na empresa
Por Nathália Louise
Como forma de reconhecer talentos locais e promover a inserção qualificada no mercado de trabalho, o Instituto Vertex lançou o seu Programa de Residência Tecnológica, exclusivo para concluintes de sua capacitação tecnológica voltada à TIC 43 que moram em Maceió-AL. O curso de Visão Computacional e IA Generativa, realizado em parceria com a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), teve início em setembro e encerrou em dezembro do ano passado, formando, de maneira virtual e gratuita, 100 alunos. Os estudantes desta primeira turma receberam o edital e as instruções para participarem da seleção, que segue até esta sexta-feira (23), na qual apenas 10 serão selecionados pelo programa da empresa.
Por meio de uma bolsa mensal de R$1.632,00, o Vertex proporciona uma experiência inicial de três meses, durante a qual os egressos aprovados resolvem problemas reais por meio dos conhecimentos adquiridos na formação. Eles irão dedicar 20h semanais para trabalhar presencialmente, em Maceió (AL), nos projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico.
“Para nós, é motivo de orgulho vê-los formados, confiantes e prontos para projetar, treinar e integrar modelos de visão computacional com foco em precisão, escalabilidade e aplicabilidade em cenários reais. A nossa residência tecnológica é uma forma de inseri-los no mercado de trabalho e reconhecer os moradores de Maceió que mais se destacaram em nossa capacitação gratuita”, explicou o presidente do Vertex, Jean Paul Neumann.
Com uma carga horária de 60 horas, a formação, segundo Neumann, possibilitou aos alunos compreender os fundamentos, explorar modelos de ponta e adquirir habilidades práticas para usar a I.A. Generativa de forma ética, criativa e estratégica. Dessa forma, tornaram-se aptos a criar soluções que vão além do reconhecimento visual, gerando insights e automações de alto impacto.
A visão computacional é uma das áreas mais inovadoras da Inteligência Artificial, capaz de transformar imagens e vídeos em informações valiosas para aplicações reais. Por outro lado, a IA Generativa é capaz de criar textos, imagens, músicas, códigos e até vídeos a partir de padrões aprendidos em grandes volumes de informação. Ambas as tecnologias vêm transformando a forma como são produzidos os conteúdos, otimizados processos criativos e desenvolvidas soluções personalizadas.
“Foi aquele tipo de curso que não é só “legal no papel”, porque deu para reforçar a base e, também, clarear o caminho do que dá pra aplicar de verdade no dia a dia. Já trabalhei com visão computacional, mas há um bom tempo atrás. Com o curso vi outras formas de utilizá-la, foi uma oportunidade de me atualizar dessas técnicas”, apontou Davisson Cavalcante (SP), analista de qualidade do Centro de Inovação Edge. Ele salientou que os instrutores que ministraram demonstraram muito conhecimento e disponibilidade para tirar dúvidas, o que deixou a experiência bem proveitosa aos estudantes.
Para Waldnis Espírito Santo (AL), servidor público pela Universidade Federal de Alagoas, a capacitação ampliou significativamente sua visão sobre o potencial da Inteligência Artificial e deu mais clareza sobre como estruturar estudos e projetos nessa área.
“Este curso representou um marco significativo em minha trajetória profissional. O que mais me marcou foi a combinação entre fundamentos sólidos e aplicação prática, especialmente ao perceber como a Visão Computacional e a IA Generativa podem ser usadas para resolver problemas reais. Também gostei do cuidado em conectar conceitos técnicos com exemplos que fazem sentido no cotidiano, o que torna o aprendizado mais consistente e motivado”, salientou Waldnis. Ele complementa que a formação lhe deu mais confiança para avaliar oportunidades e propor soluções com IA de forma mais criteriosa e alinhada a boas práticas.
Maria Antônia, estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Alagoas, também comemorou a conclusão da formação em uma publicação no LinkedIn. “Foram semanas bem intensas, com foco em engenharia de prompts, uso de APIs de LLMs, RAG/embeddings e fundamentos de visão computacional e deep learning”, ressaltou a aluna, que se disse animada para aplicar os conhecimentos na prática.
Novo curso disponível: Realidade Aumentada
Seguindo os moldes da formação ofertada no ano passado, o Instituto Vertex lançou um novo edital com 100 vagas disponíveis para capacitação gratuita em Realidade Aumentada. As inscrições são realizadas no site da instituição, que é a primeira empresa embaixadora da Softex no país.
De forma 100% on-line, as aulas terão início no dia 9 de março. Os participantes serão introduzidos às tecnologias que combinam elementos virtuais com o mundo real, explorando conceitos fundamentais e aplicações práticas da área. Ao final do curso, receberão certificado oficial reconhecido pela Softex e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Inscreva-se já: https://www.vertex.org.br/tic-43-realidade-aumentada
Compartilhar em
Posts relacionados
Ver mais>
Instituto Vertex assina Termo de Cooperação com a UFS e fortalece o ecossistema de tecnologia e inovação no Nordeste
Aliança estratégica soluciona demanda histórica sergipana e amplia a disponibilidade[...]
Após capacitar gratuitamente 100 alunos em IA, o Instituto Vertex abre portas para jovens concluintes do curso em Maceió
Por meio da seleção exclusiva, os 10 egressos aprovados vão[...]
Entre em contato com a gente











